Alcanena/Fátima pelo Caminho do Tejo

Já há muito que planeava fazer uma caminhada a Fátima e coincidência ou não isso acabou por acontecer mais cedo do que imaginava. Desta vez resolvemos fazer a última etapa deste caminho – um trilho deslumbrante que nos leva a trilhar mais de 30km entre Alcanena e o Santuário. Com muita vontade de chegar e promessas a cumprir saímos de manhã rumo ao destino. As mochilas lá iam carregadas com tudo o que é preciso para um dia de caminhada que se revelou tranquilo e com a ajuda de São Pedro bastante solarengo. E se a maioria dos peregrinos estafa os pés em horas seguidas de alcatrão nós optamos por trilhar o caminho do Tejo. Esta etapa inicia-se em Monsanto e leva-nos a percorrer a Serra de Santo António através de um trilho bucólico onde se destacam as matas e matagais verdejantes. Passa-se por Minde, hoje totalmente deserto, e daí até ao Covão do Coelho onde nos preparamos para os últimos 14km do percurso e na minha opinião os mais bonitos. Quando chegamos a Fátima já de noite e vimos a cruz do Santuário iluminada tivemos aquela sensação única de missão cumprida!