Guias & Parceiros GT

João Sá Nogueira

João Sá Nogueira

Espírito aventureiro…
O gosto pelas caminhadas surgiu há mais de 15 anos e desde então nunca mais parou de subir e descer montanhas em Portugal, Espanha, Norte de África, Sudeste Asiático e tantos outros lugares recônditos por esse mundo, fora das grandes rotas turísticas. Este aventureiro tem uma paixão pela natureza e vida ao ar livre mostrando-se sempre pronto a partir de mochila às costas. Através da Green Trekker partilha com amigos e novos adeptos os seus conhecimentos no terreno, guiando-o por muitos dos trilhos que já conhece de olhos fechados.
Miguel Vilardebó

Miguel Vilardebó

Alma de desportista…
Migas, como é conhecido entre os amigos, tanto pode estar a esquiar na Serra Nevada, a fazer Windsurf na Foz do Arelho ou a descobrir um novo trilho na Serra de Gredos. Sempre acompanhado pela sua amiga Duka é um adepto dos Trekkings em autonomia e gosta de testar os seus limites. Praticante desta modalidade há mais de dez anos tem percorrido com João Sá Nogueira, outro dos elementos do Green Trekker, o país de Norte a Sul. No seu dia-a-dia dedica o seu tempo livre aos passeios na natureza e ao desporto de aventura. Sempre de mochila às costas o medo é uma coisa que não lhe assiste.
Patrícia Cabral

Patrícia Cabral

Paixão pelas viagens
Esta jornalista de viagens descobriu a paixão pelo trekking e desde então ficou rendida a este vício que nos faz partir de mochila às costas para qualquer lado. De Santiago de Compostela à Serra de Bejar, da Madeira ao Gerês ou à Serra da Estrela os caminhos percorridos já foram muitos. Apesar de ser a mais nova do grupo nestas andanças já passou no “teste” de resistência e tornou-se numa Trekker todo o terreno.

Parceiros GT

Vasco Rodrigues

Vasco Rodrigues

Tradutor de Paredes
Nasci à sombra da Assembleia da República mas foi debaixo do sol de Carcavelos que descobri uma das minhas maiores paixões: a Arte Urbana. Dei com ela quando estava a despontar em Portugal e desde então transformou-se em mais do que uma salutar obsessão, é já um estilo de vida! Acredito que o conhecimento que adquiri - sobre as pessoas, as obras e o seu contexto - é para partilhar, e nada melhor que um passeio ao longo desta Lisboa maravilhosa, onde a cada esquina pode aparecer algo produzido por um iniciante ou um nome maior do mais recente capítulo da Enciclopédia que é a História da Arte. Já me chamaram “Tradutor de Paredes” mas o que sou é um eterno apaixonado pelas ruas e pela forma como nela são deixadas mensagens, na maioria das vezes indecifrável ao comum cidadão, mas que agora ficará um pouco mais “legível”.
Zé Cruz

Zé Cruz

Contador de Estórias
«Tendo crescido com o mar e a serra como horizontes, foi com naturalidade que o contacto com o natureza tivesse assumido um papel fundamental na minha, logo desde a infância. A reboque da paixão pelos desportos de ar livre, vieram as primeiras viagens e com elas as primeiras montanhas e os trekkings em autonomia. Pelo caminho, uma licenciatura em Arqueologia e uma vida guiada pelo fascínio da descoberta, dos sítios e das pessoas, ajudaram a aguçar o gosto pelas caminhadas e pela procura de locais recônditos. É através da Green trekker que irei partilhar convosco essa paixão e levar-vos a conhecer a história e as estórias que cada recanto guarda».
Inês Roseta

Inês Roseta

Sintonia entre corpo e mente
Inês, apaixonada desde cedo por desporto, pela natureza, e pela vida, comecei a praticar Ashtanga Yoga em 2013 e descobri, imediatamente, uma nova paixão, só comparável à ligação de quase 15 anos que mantive com o Karate. A prática diária fez-me tão bem que tinha de partilhar. Iniciei a minha formação em Yoga Baby e Yoga Kids na Escola Sunshine Yoga. Curso de Formação em Yoga com Marco Peralta - Certificado Internacionalmente pela Yoga Alliance Professionals . Mentorship program dirigido por Isa Guitana, pioneira do Ashtanga Yoga em Portugal. Participei e participo em diversos workshops com professores de renome internacional certificados e autorizados pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga
Raquel Policarpo

Raquel Policarpo

Amante da História e de viagens
Amante da História e de viagens e faladora por natureza, tornei-me arqueóloga por acaso e acabei por adorar todos os desafios e recompensas desta profissão. Criei a Time Travellers com a Inês e sou a parte criativa da chafarica, assim como especialista residente em passeios como a Lisboa Medieval e a Lisboa dos Cravos, para além das minhas preferidas viagens à Lisboa Romana ou Islâmica! Sempre pronta para andar, falar, e para um bom café, sou uma boa companhia para explorar Lisboa e Portugal, enquanto conto as histórias das personagens que por cá andaram ao longo dos tempos!
Ines Ribeiro

Ines Ribeiro

O meu coração é fiel à Arqueologia Romana
Sempre sonhei em ser arqueóloga e viver aventuras como o Indiana Jones! Depois de muito escavar pelo país, criei a Time Travellers com a Raquel e agora dedico-me a garantir que esta se mantém organizada e com bom aspecto, graças às minhas competências de designer amadora. O meu coração é fiel à Arqueologia Romana mas, como boa lisboeta que sou, também me tornei perita nos passeios sobre os Santos e as Mulheres de Lisboa. Passear comigo é uma experiência cheia de simpatia e amor por esta cidade onde nasci e cresci!
Diogo Oliveira

Diogo Oliveira

Vida selvagem através da lente
Diogo Oliveira, biólogo e fotógrafo de natureza, colaborou com vários projetos LIFE na zona do Alentejo. Percorre Portugal com a máquina às costas para fotografar a beleza da nossa fauna e das nossas paisagens. As suas fotografias foram publicadas em várias revistas e jornais, e ilustram vários livros, “Atlas de Morcegos de Portugal” e “As Aves do Jardim Gulbenkian”. Recentemente lançou o seu primeiro livro “Guia de Fauna da Tapada da Ajuda”. Lontras, abelharucos, piscos, cagarras, golfinhos, cobras, salamandras, borboletas, tudo fica registado na sua máquina. A biologia abriu-lhe as portas deste mundo mágico, que agora procura partilhar com o mundo.
Carlos Loff

Carlos Loff

Paixão pela fotografia
Carlos Loff nasceu em Moçambique e aos 7 veio viver para o campo no Norte de Portugal. Em 1990 tirou o Semestre de Iniciação à Fotografia na AR-CO e desde então a paixão desenvolveu-se, a par do gosto pelo outdoor e experiência em comunicação e organização de grupo. Licenciou-se em Geografia na Universidade de Lisboa em 1998, curso que complementou fortemente os conhecimentos e actividades viradas para o outdoor, quer em ambiente urbano. A partir de 2009 decidiu dedicar-se em exclusivo ao ensino da Fotografia, juntando as qualificações de Fotógrafo, Formador, Geógrafo e Ambientalista, o que se reflectiu na Comunidade de Ensino Prático da Fotografia - Clicsboa - www.meetup.com/clicsboa - onde até ao momento leccionou os mais variados workshops temáticos. Aliando agora as suas experiências à Filosofia da Greentrekker, é com a paixão de sempre que Carlos Loff quer contribuir para as melhores experiências explicativas e fotográficas dos habituais e novos participantes.
Martin Elorza

Martin Elorza

Guia de Alta Montanha
Nascido em San Sebastian em 1967, o Martin tem mais de 30 anos de experiência em actividades de montanha. Para além de Guia de Alta Montanha o Martin dá formação a jovens montanhistas que lhe querem seguir as pegadas.
Rodrigo Viana Machado

Rodrigo Viana Machado

Aventura como modo de vida
Nascido no meio urbano ninguém sabe bem onde Rodrigo foi buscar o seu gosto pela aventura, natureza, e os grandes espaços que desde cedo o levaram a explorar primeiro o seu país e depois a partir para o mundo. Desportista nato, iniciou-se na natação descobrindo rapidamente que os desportos na natureza e de aventura era onde se sentia completo e realizado. Veio assim a canoagem, o ciclismo de montanha, a escalada o alpinismo, as longas corridas pela montanha e inevitavelmente as caminhadas, primeiro como atividade de fim-de-semana e mais tarde como meio de viajar. Rodrigo tem esta capacidade de juntar desporto, lazer e atividade profissional em uma só e assim sentir-se completo. Desde escalar montanha nos Himalaias a descer rios de kayak, passando pelas viagens autónomas de bicicleta pela Europa e travessias solitárias em áreas remotas, a mochila esta sempre pronta seja para partir à descoberta de uma qualquer zona no globo seja para uma caminhada de algumas horas, a vontade e o prazer são sempre os mesmos. Estando profissionalmente nos últimos 15 anos ligado a atividades com marcas e desportivas e de aventura, faz dele um verdadeiro expert no que toca ao aconselhamento ao nível dos equipamentos para a prática de diversas modalidades.
Anabela Pacheco

Anabela Pacheco

Tudo o que me desafia, faz-me crescer
Desde tenra idade manifestou interesse pelo desporto, sempre ligada à prática de atletismo. Ex-praticante de trail running e ultra trail. Amante da natureza e de actividades ao ar livre. Adora relações públicas e coaching. Considera que todos temos dons que devemos desenvolver ao seu máximo potencial e colocar à disposição da comunidade. Gosta de saber que faz a diferença na vida das pessoas, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e diversificadas. Agora chegou a altura de partilhar a sua experiência com a camisola da GT...
Miguel Ferreira

Miguel Ferreira

À descoberta da natureza
Os anos que passou nos Fuzileiros deixaram-lhe saudades do mar, da serra… e da mochila sempre às costas. Propôs-se aceitar este desafio da Green Trekker, pretendendo fazer uma nova abordagem na temática da caminhada, com a introdução de alguns trilhos mais radicais e outros surpreendentes em caminhos que conhece de olhos fechados.
Bruno Domingos

Bruno Domingos

“Move-me a partilha do que já vi, e a inquietação por tudo o que me falta ver”
A primeira caminhada com a Greenktrekker foi pela Peninha em Sintra. Desde a primeira vez que me senti logo entre amigos. E o chamamento das serras e das florestas, do mar ao longe ou dos rios ao perto, nesse dia bateu-me em cheio e não me largou mais. Depois veio a Arrábida, a Estrela, Montejunto, o Gerês, a Costa Vicentina, a Lousã, Aire e Candeeiros, a Madeira, os Picos da Europa, e para o fim deixo os Açores que são uma grande paixão, já consumada em oito ilhas. Veio também o apelo de lugares e experiências mais extremas. Os hardtrekkings, o alpinismo em Gredos, ou as areias do deserto no coração do Sahara. Adoro durante as caminhadas, partilhar as minhas estórias e mais ainda ouvir as histórias dos outros. Por isso me sinto em casa neste grande grupo de amigos que é a Greentrekker.
Noémia Palmer

Noémia Palmer

Entre a arquitectura e a natureza
Sou arquiteta de profissão, com uma costela verde que me liga à natureza. Nasci em Moçambique, estudei na África doo Sul e vivi em Londres durante sete anos antes de assentar em Portugal. A possibilidade de reconciliar a atividade de arquitetura, o contacto com a natureza e atividades ao ar livre, tem sido o meu objetivo e lema de vida. Sempre pratiquei desporto ao ar livre como a corrida e o BTT. Uma lesão despertou-me o interesse por mapas, cartas militares e o desejo de explorar novos destinos através trekking, que pratico já lá vão largos anos. Como gosto de me desafiar comecei a explorar sozinha vários trilhos e percursos que partilho com amigos. Tenho espírito de equipa, boas capacidades de liderança e experiência de condução de grupos em caminhadas na natureza.
Anja Tettenborn

Anja Tettenborn

Nordic Walking para todos
O meu nome é Anja Tettenborn e sou natural da Alemanha. Adoro Portugal com o seu céu azul e com muitas horas de sol. Vivi no Faial / Açores, onde trabalhei como guia para passeios pedestres. Desde o Verão de 2020 que vivo em Lisboa... Para além das minhas caminhadas por hobby, estou entusiasmado com o Nordic Walking: um desporto jovem que não envolve quase nenhum risco de lesão e que pode ser praticado por toda a gente. Estou feliz por partilhar com a GT este meu entusiasmo! Convido-o a participar no treino, deixe-se inspirar pelo fascínio de andar mais depressa e de fazer um treino completo do corpo ao ar livre!
António Manuel Ribeiro ( Titó )

António Manuel Ribeiro ( Titó )

O rapaz dos sete ofícios
António Manuel Ribeiro (Titó) O rapaz dos sete ofícios Nascido e criado na mais profunda e isolada Beira Baixa, ambiente imensamente rural, onde a natureza impõe a sua vontade com o calor tórrido do Verão e o gélido frio de Inverno, lugar de valores simples mas verdadeiramente humanos, onde o valor da palavra dada é sagrado. Foram estas vivências que marcaram e marcam, quem eu sou hoje. O isolamento e a orografia austera da região não foram obstáculos à “fome” de descoberta por outros mundos e realidades. Essa vontade e talvez quis o destino me levaram a Sintra, onde a imponência da Serra, o encanto da vila. O mar, essa descoberta como que desde sempre o tivesse conhecido, fizesse parte da minha existência. Sintra no seu todo, clima, lugares, cheiros, mistério e muitos encantos a que posso chamar casa. O contacto com a natureza é aventura, descoberta e desafio físico, forma de vida mais saudável e aconchego da alma. Caminhar por trilhos na natureza em grupo ou de forma solitária, partilhar tudo isto com aqueles que connosco fazem o caminho, é um prazer mas também uma necessidade. É como voltar às origens. Voltar às origens, também é cheiros e sabores de uma cozinha em reboliço, descoberta desde a adolescência. Cozinhar por necessidade, todo o ser humano necessita de alimento. Um prazer sem culpa, partilhar o resultado de uma boa comida, salgada ou doce. Mas é sobretudo partilhar amor. Poderia ter como profissão, qualquer uma destas atividades, incluindo fotografia e bricolagem. Mas é o trabalho numa farmacêutica, que ocupa boa parte do meu tempo. Poderia ser, sim sou, o rapaz dos sete ofícios.
Jortx Lauzurika

Jortx Lauzurika

A Montanha é a sua casa.
De origem Basca desde cedo se apaixonou pela montanha e pela escalada e o trekking. A viver no Pireneu catalão desenvolveu a sua carreira como Guia de Alta Montanha e monitor de Escalada. Tem uma banda, onde toca bateria para gastar energia e onde encontra a sua 2ª grande paixão, a Musica.
Luís Fernandes

Luís Fernandes

Respeito e Paixão pela Montanha
Apaixonado pela montanha onde nasceu e cresceu, foi na Serra da Estrela que deu os primeiros passos e desenvolveu o gosto pela aventura e pelo trekking. Desde muito cedo que se aventura pelos recônditos lugares das montanhas, em caminhadas a solo ou com amigos. Praticante de Esqui Alpino e de Travessia já visitou dezenas de estâncias por essa Europa fora, onde procura sempre inovar e melhorar tecnicamente. Nestes últimos anos, e pela mão da Green Trekker, tem caminhado por diversos países, seja em modo de Autonomia ou Semi-autonomia, desafiando sempre os limites de superação e resiliência. As suas origens trouxeram-lhe esta paixão de querer guiar pessoas nestas experiências, na descoberta e superação das suas capacidades, levando-as a lugares com uma beleza natural única, em segurança, preservando e respeitando a natureza.
Ruben Lopes

Ruben Lopes

Da cozinha para a natureza
Ruben sempre foi um entusiasta da natureza e do desporto. Começou a sua carreira estudando cozinha, mas depressa percebeu que estar fechado em 4 paredes não era para ele, por isso seguiu a sua vocação para o exterior e acabou por se formar em Turismo ao Ar Livre. Sempre com uma grande ligação ao oceano, o surf e os desportos aquáticos são os passatempos de eleição. Partilhar conhecimentos e experiências é uma das suas grandes paixões.
Carlos Sousa Castro

Carlos Sousa Castro

Como um lobo solitário
Teimosamente, quase como um capricho, a vida obrigou-o a assumir a liderança. Por onde passou, de forma cíclica e inexorável, viu-se ao leme de um grupo, de um cargo ou de uma simples missão. Tomar decisões e assumir responsabilidade sempre fez, por isso, parte do seu crescimento. Essa responsabilidade poderá ter sido a escora que orientou a sua carreira para a missão de proteger as pessoas e o seu bem-estar. Assim, naturalmente, formou-se em Proteção Civil, trabalhando há quase três décadas na área da segurança. Contudo, talvez como um contrassenso, a montanha – e os seus perigos naturais – sempre exerceram sobre si um irresistível fascínio, levando-o a longas incursões, muitas vezes a solo, pelas solidões selvagens de serras e montanhas, onde encontrou a calma, a tranquilidade e a beleza natural que a cidade há muito perdeu. Calcorreou a Peneda e o Gerês, a Serra d’Arga, os Picos da Europa… venceu o Aneto, nos Pirenéus… enfim, colecionou lugares belos e remotos e agora sente que é tempo de os partilhar.
Inês Monteiro

Inês Monteiro

"Partilha de Experiências"
O meu grande objetivo de vida é fazer aquilo de que mais gosto de forma profissional. O desporto e o turismo de natureza andam de mãos dadas e são as minhas grandes paixões. Gosto muito de guiar e dar a conhecer as minhas descobertas a outras pessoas, levá-las comigo a sítios diferentes para que possam viver novas experiências e partilharmos conhecimento da imensurável cultura e biodiversidade que se pode presenciar em todos os cantos do nosso País.
Carlos Duarte

Carlos Duarte

“Desafio e superação”
O esforço, a dedicação, as conquistas, as perdas e os ganhos têm formado a minha personalidade e o que sou hoje. Nasci e cresci junto ao mar e a minha vida levou-me mar afora. Sempre gostei de conhecer novos lugares, novas pessoas, de me sentir livre e de me desafiar. A prática de desporto tem sido uma constante na minha vida, mas só depois de uma lesão, é que, em 2019 comecei a fazer caminhadas. Daí a descobrir uma grande paixão foi um salto - o Trail Running. Pratico regularmente e para mim é mais do que um desporto. O prazer de percorrer trilhos, caminhos, serras, montanhas, em lugares onde est amos só nós e a natureza é algo mágico e que me deixa completamente realizado! A minha primeira caminhada com a GreenTrekker foi em 2022, no Parque Natural de Somiedo. Foi a primeira de muitas, veio aguçar o meu gosto pelo trekking, pela autodescoberta, pela procura de locais desconhecidos, dentro e fora de mim. Sou um amante da natureza e de atividades ao ar livre. É onde me sinto feliz! E é através da Green Trekker que irei partilhar convosco esta paixão. Venham daí!!
Rui Vieira

Rui Vieira

Respeitar a natureza do cão
A minha paixão por cães começou á muito tempo tempo atrás, mas intensificou-se quando comecei a estudar e a treinar para me tornar um Treinador canino Profissional. Hoje a minha visão é clara o cão deve ser o nosso melhor companheiro, mas não apenas amá-lo, mas entender também a sua verdadeira natureza.
João Morais

João Morais

Energias da Montanha
O João é um amante de viagens, fascinado pela natureza e ávido por aventuras ao ar livre. Natural de Lisboa, já viveu no Porto e em Coimbra, absorvendo a diversidade cultural de cada lugar. Encontra nas montanhas e serras o seu refúgio preferido, onde recarrega energias e se revitaliza. Poucas coisas o fazem sentir melhor do que calçar os seus botas de caminhada e colocar a mochila às costas. Praticante de trail running, sente-se em casa a correr por trilhos sinuosos e paisagens deslumbrantes. Cada caminhada é uma jornada de descoberta e conexão com a natureza, alimentando a sua alma aventureira em busca da próxima grande paisagem!
João Francisco ( JAN )

João Francisco ( JAN )

Ser selvagem é salutar
Os seres humanos estão dissociados da sua natureza. Um número crescente de pessoas em todo o mundo está a ir para as florestas e áreas selvagens para aprender antigas habilidades de sobrevivência e reacender uma conexão perdida com o mundo natural. Percebi que o Bushcraft é um ótimo meio para restabelecer a nossa genuína natureza. Para um bushcrafter, o ambiente circundante não são apenas rochas, plantas, animais. São recursos que se pode usar para a sua subsistência, como fogo, abrigo, orientação, etc. Com conhecimento certo e alguma criatividade as possibilidades são infinitas. É por esse motivo que nos meus trekkes, não uso tenda mas apenas um toldo para me proteger da chuva. Sinto a brisa no rosto, mas também vejo tudo ao meu redor. Nada melhor do que acordar de manhã com o chilrear dos pássaros e ver o nascer do sol por entre as árvores.
Manuel Cascalheira

Manuel Cascalheira

Explorar, fotografar, inspirar
A minha paixão é a fotografia, especialmente a de paisagem. Frequentei o Curso Profissional de Fotografia do IPF e fui durante vários anos fotógrafo na Força Aérea Portuguesa. Originário do coração do Alto Minho, cresci com vista privilegiada para o Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde cedo senti curiosidade pelo que estaria do outro lado da montanha. De mochila às costas e câmara na mão, fui explorando os trilhos e recantos do Parque. Através da GreenTrekker, quero agora partilhar estas experiências e aventuras e continuar a explorar novos trilhos, sempre de câmara na mão!