Guias & Parceiros GT

João Sá Nogueira

João Sá Nogueira

Espírito aventureiro…
O gosto pelas caminhadas surgiu há mais de 15 anos e desde então nunca mais parou de subir e descer montanhas em Portugal, Espanha, Norte de África, Sudeste Asiático e tantos outros lugares recônditos por esse mundo, fora das grandes rotas turísticas. Este aventureiro tem uma paixão pela natureza e vida ao ar livre mostrando-se sempre pronto a partir de mochila às costas. Através da Green Trekker partilha com amigos e novos adeptos os seus conhecimentos no terreno, guiando-o por muitos dos trilhos que já conhece de olhos fechados.
Miguel Vilardebó

Miguel Vilardebó

Alma de desportista…
Migas, como é conhecido entre os amigos, tanto pode estar a esquiar na Serra Nevada, a fazer Windsurf na Foz do Arelho ou a descobrir um novo trilho na Serra de Gredos. Sempre acompanhado pela sua amiga Duka é um adepto dos Trekkings em autonomia e gosta de testar os seus limites. Praticante desta modalidade há mais de dez anos tem percorrido com João Sá Nogueira, outro dos elementos do Green Trekker, o país de Norte a Sul. No seu dia-a-dia dedica o seu tempo livre aos passeios na natureza e ao desporto de aventura. Sempre de mochila às costas o medo é uma coisa que não lhe assiste.
Patrícia Cabral

Patrícia Cabral

Paixão pelas viagens
Esta jornalista de viagens descobriu a paixão pelo trekking e desde então ficou rendida a este vício que nos faz partir de mochila às costas para qualquer lado. De Santiago de Compostela à Serra de Bejar, da Madeira ao Gerês ou à Serra da Estrela os caminhos percorridos já foram muitos. Apesar de ser a mais nova do grupo nestas andanças já passou no “teste” de resistência e tornou-se numa Trekker todo o terreno.

Parceiros GT

Pedro Cuiça

Pedro Cuiça

GT Montanhismo
Praticante de montanhismo há cerca de 35 anos é instrutor da modalidade há mais de duas décadas. Possui títulos profissionais de treinador de desporto de Grau III em Montanhismo, Escalada e Pedestrianismo (TPTD nº 35840, 35839 e 35841, respectivamente). É autor do Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I (2010), de “Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking” (2015) e foi co-autor de mais de uma dezena de livros sobre caminhada. Exerceu a profissão de jornalista e editor especializado em ambiente e actividades de ar livre na revista Forum Ambiente e pertenceu ao conselho assessor da revista Caminar – Senderismo y Naturaleza.
Nazaré Robalo

Nazaré Robalo

GT Cultural
Qual é o segredo que Lisboa guarda, que magia transmite que deixa enamorados todos aqueles que a visitam? Na minha já longa vida de guia-intérprete/historiadora da arte, acompanhando gentes de origens diversas, e não menos diversas formações, desde pintores japoneses, a arquitectos suecos, de jornalistas turcos, a fotógrafos franceses, de médicos americanos a… lista não teria fim! É, pois, esta luz que realça a beleza desta cidade feita de contrastes, onde uma exuberante igreja manuelina convive com uma capelinha de bairro, ruinas romanas com arquitecturas contemporâneas, miradouros donde Lisboa, um pouco atrevida, se desnuda a vielas escuras, onde se esconde, guardando o seu mistério…É para descobrir tudo isto e algo mais que vos convido a vir comigo. Estou certa de que, juntos, vamos acrescentar muito à biografia desta cidade única!
João Custódio

João Custódio

GT Trekking
Em qualquer trekking seja num terreno mais difícil ou um percurso simples, o João está sempre pronto a ajudar, aconselhar e motivar a equipa. Muito cerebral demonstra em todas as situações uma grande resistência física e capacidade de autodomínio perante as adversidades. Praticante de futebol, escalada e trekking é um amante incondicional da natureza e vida ao ar livre. Descobriu a paixão pelas caminhadas com um amigo e desde então já gastou muitas solas a percorrer os vários caminhos de Santiago. A trabalhar no grupo Impresa como gestor de produto, tem sempre tempo para fazer o que mais gosta…
Quirino Tomás

Quirino Tomás

GT Trekking
Apaixonado pelo trekking e natureza, acredita que a cada trilho e rota percorrida viajar é o seu desígnio, a sua essência mais profunda. Deseja ser livre como o vento, ter o seu espírito indomável, conhecer o nosso planeta, os seus habitantes, as suas culturas, paisagens, cores, cheiros e sabores. Numa longa viagem à Ásia reencontrou o gosto pelas caminhadas e desde então nunca mais parou. Agora no seio da família Green Trekker encontrou a sua casa, onde deseja partilhar o seu gosto com todos aqueles que o acompanhem. Se desejar saber mais acerca do Quirino e das suas aventuras, pode visitar o blog http://historiasdovento.com.
Pedro Carmona Santos

Pedro Carmona Santos

Caminhadas Temáticas
O gosto pela fotografia vem de miúdo, depois de receber uma Kodak Instamatic e dos sempre constantes passeios em família pela serra e zona costeira de Sintra e Cascais. Mais tarde e depois começar a trabalhar, adquiriu a sua primeira SLR, e com as primeiras viagens começou o outro gosto, a de fotografia de viagem. Atualmente a fotografia é mais do que um hobby, é uma forma de se libertar do seu quotidiano profissional, uma necessidade premente na sua vida. Gosta de partilhar o seu olhar através dos momentos que regista. Entende que fotografar não é somente registar imagens, mas eternizar o momento. Presentemente a sua serra e costa de eleição é a da Arrábida. Podem conhecer alguns dos seus trabalhos em http://facebook.com/photographybypedrocarmonasantos/.
Filipa Heitor

Filipa Heitor

Caminhadas Temáticas
Sou bióloga e completamente apaixonada pelos segredos da natureza, que ando sempre a tentar desvendar. Depois de alguns anos a fazer investigação, decidi começar a partilhar a minha paixão pela ciência e pela natureza com os outros, realizando visitas guiadas e atividades pedagógicas para público de todas as idades. De tubarões a veados, de animais domésticos a plantas dos quatro cantos do mundo, esta minha opção profissional levou-me a saber um pouco de tudo e a querer saber cada vez mais. Com a Green Trekker, vou dar-vos a conhecer muitos dos segredos da natureza já descobertos pelos cientistas e outros que só cada um de nós pode descobrir por si, quando usamos plenamente os nossos sentidos e nos deixamos tocar por aquilo que nos rodeia.
Raquel Policarpo e Inês Ribeiro

Raquel Policarpo e Inês Ribeiro

Caminhadas Temáticas
Gostam de arqueologia? Então esperem até conhecer a dupla de arqueólogas formada pela Inês e Raquel que vão ser nossas parceiras no GT Arqueológico! Arqueólogas de formação, são ambas apaixonadas por passeios e boas contadoras de histórias. Seja por entre ruas de cidades antigas ou explorando os sítios arqueológicos mais remotos e escondidos, as suas histórias darão vida a quem ali viveu e morreu. Recentemente editaram o livro “Segredos de Lisboa. Vestígios arqueológicos surpreendentes sob as ruas da cidade” onde partilham algumas das suas aventuras com os leitores. Venha daí descobrir a arqueologia em Portugal com quem sabe…
João Pereira

João Pereira

Caminhadas Temáticas
João Pereira, formado em geologia, vai liderar algumas caminhadas que vão explorar esta temática tão em voga e de grande importância para quem pretende saber mais sobre a nosss terra. Conheça um pouco do seu percurso contado na primeira pessoa! "Desde pequeno que a natureza me desperta grande interesse, mas foi a geologia que sempre ocupou o lugar de maior destaque. Por isso, desde muito cedo decidi que seria por esta área que passaria o meu futuro, tendo concluído a Licenciatura em Geologia Aplicada e do Ambiente. Através de diversas caminhadas, saídas de campo e da prática de Geocaching, fui conhecendo locais de enorme riqueza geológica, verdadeiras salas de aula ao ar livre às quais vos convido a visitarem na minha companhia, de forma a perceberem um pouco melhor o planeta no qual todos vivemos."
Marta Davies Mertens

Marta Davies Mertens

GT Body & Soul
Meditação é presença, é acalmar a mente e activar o nosso sexto sentido. Na natureza isto tem uma magnitude e traz a capacidade de nos ouvirmos, reconhecermos e respirarmos, quem o diz é a Marta Davies Mertens. A Green Trekker vai apostar numa série de caminhadas, em spots escolhidos a dedo, onde teremos a oportunidade de participar numa sessão de meditação conduzida pela Marta. Preparado para embarcar no GT Body & Soul?
Fernanda Botelho

Fernanda Botelho

Caminhadas temáticas
Quando fazemos uma caminhada pela natureza nem imaginamos a riqueza da flora que nos envolve… Plantas, ervas, arbustos, flores e árvores têm propriedades medicinais que desconhecemos mas que podem ser de extrema utilidade no tratamento de uma picada de mosquito ou de um desarranjo intestinal. Mezinhas caseiras e ancestrais que fazem do estudo das plantas uma área de grande interesse para biólogos, investigadores e autodidactas. Para conhecermos melhor a natureza a Green Trekker convidou a Fernanda Botelho, uma apaixonada pela terra, e autora de livros como Hortas e Jardins Medicinais, Uma mão Cheia de Plantas que curam, As Plantas e a Saúde, entre outros, a acompanhar-nos nalgumas das nossas caminhadas e a transmitir esse saber aos nossos participantes. Junte-se a nós nesta descoberta e partilha de conhecimentos!
Sérgio Godinho

Sérgio Godinho

GT Trekking
Dividido entre a cidade e a serra, foi no limiar da floresta Lisboeta que desenvolveu o gosto pela natureza. Arquitecto de origem, navegou entre as Canárias e os Açores, onde se formou como Guia Macaronésio. Um espírito montanheiro, polivalente, com gosto por ajudar, partilhar e aprender, para que todos passem uma boa experiência!. “Um guia procura ser um especialista de tudo e de coisa nenhuma, pois quando se quer saber do todo não se consegue amar apenas uma parte…”
Vasco Rodrigues

Vasco Rodrigues

Tradutor de Paredes
Nasci à sombra da Assembleia da República mas foi debaixo do sol de Carcavelos que descobri uma das minhas maiores paixões: a Arte Urbana. Dei com ela quando estava a despontar em Portugal e desde então transformou-se em mais do que uma salutar obsessão, é já um estilo de vida! Acredito que o conhecimento que adquiri - sobre as pessoas, as obras e o seu contexto - é para partilhar, e nada melhor que um passeio ao longo desta Lisboa maravilhosa, onde a cada esquina pode aparecer algo produzido por um iniciante ou um nome maior do mais recente capítulo da Enciclopédia que é a História da Arte. Já me chamaram “Tradutor de Paredes” mas o que sou é um eterno apaixonado pelas ruas e pela forma como nela são deixadas mensagens, na maioria das vezes indecifrável ao comum cidadão, mas que agora ficará um pouco mais “legível”.
Zé Cruz

Zé Cruz

Contador de Estórias
«Tendo crescido com o mar e a serra como horizontes, foi com naturalidade que o contacto com o natureza tivesse assumido um papel fundamental na minha, logo desde a infância. A reboque da paixão pelos desportos de ar livre, vieram as primeiras viagens e com elas as primeiras montanhas e os trekkings em autonomia. Pelo caminho, uma licenciatura em Arqueologia e uma vida guiada pelo fascínio da descoberta, dos sítios e das pessoas, ajudaram a aguçar o gosto pelas caminhadas e pela procura de locais recônditos. É através da Green trekker que irei partilhar convosco essa paixão e levar-vos a conhecer a história e as estórias que cada recanto guarda».